Moradores destroem barreira da Via 040 e liberam trânsito em estrada vicinal em Lafaiete

3eb41d0104f3ec701e8de275cb07994fRevoltados, sitiantes e moradores destruíram esta semana diversas barreiras construídas pela Via 040 que impediam a passagem de veículos em uma estrada vicinal de Lafaiete. A estrada é um caminho antigo que une inúmeras comunidades e produtores rurais. Para alguns ela é antiga estrada União Indústria. Ela inicia logo após o Posto Trevão, sentido Rio de Janeiro, é e usada por sitiantes de Cristiano Otoni, Queluzito unindo inúmeras comunidades rurais e facilitando o escoamento da produção.

Segundo as denúncias, as barreiras foram colocadas sem qualquer discussão como as comunidades, o que revoltou ainda mais os moradores.

Após colocação das barreiras, para impedir ainda mais o acesso, a Via 040 fez buracos de mais de 2 metros de largura. Em alguns trechos o impedimento era de concreto. Mas nada disso impediu a revolta popular. Com máquinas e tratores os moradores se uniram e retiram todas as barreiras voltando com fluxo normal da estrada. Para muitos motoristas, parte da estrada é usada como ponto de fuga do pedágio na BR 040.

Na Câmara Municipal, vereadores usaram a Tribuna para elogiar a atitudes dos moradores e criticar a Via 040. “Estou junto com os moradores na sua luta. Sou a favor do livre acesso. Acredito que devemos ampliar esta discussão com a Via 040 e pressionar o Executivo para que ele entre nesta briga em favor dos produtores rurais”, disse Tarciano Franco (PRTB).

Já Pedro Loureiro (DEM) cobrou uma solução. “Os moradores não podem ser impedidos no seu direito e ir e vir. Também uma antiga estrada pública não pode ser bloqueada”, disse.

A Câmara prepara a realização, em data ainda a ser marcada, de uma audiência pública para discutir o problema dos acessos nas estradas vicinais com a BR 040 ao longo de Lafaiete e região. “A Via 040 tem de levar em conta estes antigos trechos de acessos. A comunidade não pode ficar refém desta situação”, comentou Loureiro.

Via Correio de Minas

Um comentário sobre Moradores destroem barreira da Via 040 e liberam trânsito em estrada vicinal em Lafaiete

  • Quem essa empresa pensa que é? Feri e muito o estado democrático de direito, total desrespeito e descaso com o poder público e com a sociedade. Isso não pode ser tolerado e se as autoridades responsáveis não tomarem as medidas cabíveis é prova de que os mesmos compactuam com tal situação e estão totalmente acovardados.

Previsão do tempo
Mercado financeiro